TOP 5 - Como Sobreviver na Cidade de São Paulo




São Paulo é uma cidade enorme, então viver aqui pode ser um pouco confuso. Afinal, se eu que moro aqui desde que nasci ainda me enrolo, imagina quem vem de fora!!! Por isso o nosso TOP 5 de hoje é sobre Como Sobreviver na cidade de São Paulo, Vamos lá:







1ª Dica: Sempre saia com blusa de frio e guarda chuva

Você pode pensar: “Para que eu vou levar blusa de frio e guarda-chuva na bolsa/mochila se estão fazendo maravilhosos e sofridos 30º C”.
Eu te respondo: em São Paulo é possível sentir as quatro estações do ano em um único dia.
Então, quando estiver na cidade carregue o Kit Paulistano. Ele é composto por: uma blusa leve (que vá esquentar se o tempo esfriar e não vá te cozinhar se o tempo esquentar); uma ‘sombrinha’ (andar com um guarda chuva imenso não é legal para ninguém, a sombrinha você guarda na bolsa/mochila e ainda te protege se o tempo virar); óculos de sol (sério, isso é essencial, principalmente nas regiões da cidade com poucas árvores e sombras); Bilhete Único (todo Paulistano sabe que o BU salva a vida e evita o transtorno na fila do transporte público e mesmo quem está de viagem pode comprar um em diversos terminais de ônibus pela cidade).





2ª Dica: Se programe para não sair no horário de pico


Primeiramente o horário de pico é aquele momento do dia em que todos estão entrando ou saindo de algum lugar (faculdade/trabalho), ou seja, todos utilizando o transporte público no mesmo horário. Se você quiser visitar um lugar evite sair muito cedo (tipo 7:00 horas da manhã) ou muito tarde (entre 17:00 e 19:00), a menos que você goste muito de calor humano e não se importe de viajar igual a uma sardinha enlatada.











3º Dica: Transporte em São Paulo


Já que falamos em transporte público, vamos lá: Evite o Táxi, o Uber ou o carro alugado nos horário de pico. São Paulo tem um dos piores trânsitos do planeta e você não vai querer perder tempo precioso preso na Marginal Pinheiros.
Apesar de não ser perfeito, o Metrô e algumas linhas de trem são ótimas e rápidas, principalmente se não for em horário de pico. Há também a opção de ônibus, já que a cidade conta com vários ‘corredores’ onde os ônibus têm passagem livre e não pegam muito trânsito. No mais, planeje as rotas com antecedência: não é difícil andar na cidade, mas algumas ruas podem ter uma numeração um pouco confusa.






4º Dica:  Prove vários tipos de comida




A gastronomia paulistana é simplesmente imensa, então pode ter certeza que de alguma comida você vai gostar, pode ser da boa e velha feijoada de sábado, do maravilhoso pastel vendido na feira ou da coxinha sonhada em um boteco.














5º Dica:  Procure conhecer as demais culturas que tem na cidade


Assim como qualquer grande cidade, aqui temos uma grande gama de comunidades estrangeiras, São Paulo é italiana, alemã, judaica, portuguesa, japonesa, chinesa, francesa, africana, árabe, espanhola etc. Todas essas influências estão espalhadas pela cidade, desde a gastronomia até a arquitetura. O mais legal é poder se aprofundar e conhecer melhor cada uma dessas culturas aqui mesmo na cidade, em bairros bem característicos.

Caso você tenha alguma dificuldade em entender o que o paulistano fala (o que com certeza vai acontecer porque utilizamos muitas gírias) a prefeitura de São Paulo lançou um guia online contendo algumas das gírias faladas pelos paulistanos, isso com certeza pode te salvar de momentos de vergonha e confusão.






Foi isso por hoje pessoal, espero que tenham curtido.
Um beijo, Thay.



Comentários